quinta-feira, 1 de julho de 2010

BULLYING: isso não tem a menor graça.

Bullying é uma situação que se caracteriza por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo "ameaçar, intimidar".

Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas. E, não adianta, todo ambiente escolar pode ter esse problema. "A escola que afirma não ter bullying ou não sabe o que é ou está negando sua existência", diz o médico pediatra Lauro Monteiro Filho, fundador da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia), que estuda o problema há nove anos.

Segundo o médico, o papel da escola começa em admitir que é um local passível de bullying, informar professores e alunos sobre o que é e deixar claro que o estabelecimento não admitirá a prática - prevenir é o melhor remédio. O papel dos professores também é fundamental. "Há uma série de atividades que podem ser feitas em sala de aula para falar desse problema com os alunos. Pode ser tema de redação, de pesquisa, teatro etc. É só usar a criatividade para tratar do assunto", diz.

O papel do professor também passa por identificar os atores do bullying - agressores e vítimas. "O agressor não é assim apenas na escola. Normalmente ele tem uma relação familiar onde tudo se revolve pela violência verbal ou física e ele reproduz o que vê no ambiente escolar", explica o especialista. Já a vítima costuma ser uma criança com baixa autoestima e retraída tanto na escola quanto no lar. "Por essas características, é difícil esse jovem conseguir reagir", afirma Lauro. Aí é que entra a questão da repetição no bullying, pois se o aluno reage, a tendência é que a provocação cesse.

Claro que não se pode banir as brincadeiras entre colegas no ambiente escolar. O que a escola precisa é distinguir o limiar entre uma piada aceitável e uma agressão. "Isso não é tão difícil como parece. Basta que o professor se coloque no lugar da vítima. O apelido é engraçado? Mas como eu me sentiria se fosse chamado assim?", orienta o médico. Ao perceber o bullying, o professor deve corrigir o aluno. E em casos de violência física, a escola deve tomar as medidas devidas, sempre envolvendo os pais.

O médico pediatra lembra que só a escola não consegue resolver o problema, mas é normalmente nesse ambiente que se demonstram os primeiros sinais de um agressor. "A tendência é que ele seja assim por toda a vida a menos que seja tratado", diz. Uma das peças fundamentais é que este jovem tenha exemplos a seguir de pessoas que não resolvam as situações com violência - e quem melhor que o professor para isso? No entanto, o mestre não pode tomar toda a responsabilidade para si. "Bullying só se resolve com o envolvimento de toda a escola - direção, docentes e alunos - e a família", afirma o pediatra.

http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-escola-494973.shtml

http://www.youtube.com/watch?v=aIjRTYa7UK0

15 comentários:

  1. A que ponto fomos chegar, uma escola não saber da existência do BULLYING ou se sabem negam, logo esse problema que o mundo inteiro está sofrendo. A escola deveria ser umas das primeiras fontes da existência do BULLYING. Mas é certo dizer que a escola não conseguiria resolver esse tipo de problema sozinha, tem que ter o auxílio dos famíliares desde criança, porque para a pessoa virar um BULLY, ela concerteza não teve educação adequada pelos seus famíliares.
    Isabela Melo_ 1002

    ResponderExcluir
  2. As escolas deveriam falar mais sobre BULLYING,esse assunto que está cada vez mais frequente em nosso cotidiano;seja na escola,na rua,e até mesmo em casa. Quando uma escola souber de algum caso de BULLYING,é dever dela pegar o agressor e a vítima,chamar os responsáveis de cada um e se não resolverem o problema na escola,encaminhar para o conselho tutelar.
    Amanda Alvarenga_1002

    ResponderExcluir
  3. A escola deve ser um ambiente preparado para receber todo tipo de criança, não importa como ela seja, ou se comporte. Os profissionais devem se adequar para recebê-los e trabalhar de forma que os ajudem a um convívio pacífico com os demais. Para que não acarretem problemas na vida social dos mesmos. Avaliar os principais meios que muitas vezes as levam a praticarem atos violentos com os colegas. A relação de afeto familiar,um bom o convívio com todos, podem ser eficiente no campo educativo. Acredito que tentar ajudar uma criança desde o inicio, é uma forma de evitar futuramente que esses atos possam se repetir de formas mais drásticas na sociedade.
    Aluno Leonardo Lopes do colégio Elisiario Matta da turma 1002

    ResponderExcluir
  4. As escolas deveriam ter, mais paletras sobre o BULLYING;para as pessoas saberem,mas sobre o Assunto,As vítimas de BULLYING;nem semprem procuram Ajuda com medo. de sofrerem a violência novamente,os Agressores são só violentos com os colegas da escola,mas com homens,mulhres,e idosos;sem o carinho afetivo dos famíliares, os meninos se tornam bully. Temos que mudar o mundo,e acabar com o BULLYING.
    Aluna:Any Carollina de Araujo Barbosa-turma:1002

    ResponderExcluir
  5. Bullying é notícia nos jornais , televisão e internet e principalmente nas escolas. O adolescente ou criança que sofre este tipo de violência é frágil , tímio fica com medo , de falar , cabe aos colegas denunciar aos pais , aos professores ou outra autoridade para que a vítima seja protegida e o agressor punido. Este assunto ainda precisa ser mais divulgado , isto é trabalhado pelos professores nas escolas

    Rodrigo Portela Nº26
    Turma: 1002

    ResponderExcluir
  6. O BULLYING é uma agressão que ocrre geralmente nas escolas com os colegas. O bullying começa sempre com apelidos humilhantes que chega no ponto de ficar solitário, a vitíma muda de comportamento em casa o no local que frequenta. Muitas vezes os pais percebe o seu estranho comportamento mais as vezes não.isso trás um transtorna a vida da vitíma.
    Tem vezes que a vitíma não aguentar mais e mata o agressor e depois se mata. Hoje vemos que o BULLYING é uns dos temas mais falado nas salas de aula. Praticar o bullying não tem graça.aluna Valeska conceiçao da costa-tuma 1002

    ResponderExcluir
  7. Bullying realmente não é engraçado, pois ambas as partes vão ser prejudicadas. Além de a vítima ser prejudicada com o constrangimento e levá-lo por toda a sua vida, o agressor também vai levar maus exemplos para seu futuro e sofrer as conseqüências, pois ele não estará mais na escola e sim fora dela podendo até ser preso.
    O mestre consertesa é a pessoa que pode AJUDAR a impedir isso, pois ao identificar os atores do bullying, passa a corrigir o agressor e a ajudar a vítima a superar, em casos mais extremos o mestre alerta a escola para tomar as medidas devidas, sempre envolvendo os pais.

    Aluno: Wender R. Gomes-Turma 1002

    ResponderExcluir
  8. O BULLYNG é algo mais frequênte que se imagina. Muitas vezes o apelido engraçado para o que chama é um tormento para o que é chamado.
    Prestemos atenção as nossas atitudes...não faça com o seu amigo aquilo que você não gostaria que ele fizesse com você.
    Atualmente estar acima do peso é mais normal do que deveria...mas na escola chamam a menina de GORDA, BALEIA, e tantos outros apelidos, podendo fazer com que ela acabe tendo problemas físicos devido ao tormento psicológico sofrido pelos apelidos que lhe dão. Ela resolve emagrecer e para de comer...acaba com ANOREXIA...ou então come e depois provoca vômito...acaba com BULIMIA.
    Tenhamos cuidado...prestemos atenção...

    CONTESTE, RECLAME, EXPONHA, MAS NUNCA IMPONHA AOS OUTROS AQUILO QUE NÃO É LEGAL!!!

    BULLYNG NÃO PRATIQUE E NEM SEJA VÍTIMA!!!!

    ALUNO: Lucas Oliveira da Cunha
    TURMA: 1002

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente, esse é um problema que muitas crianças e adolescentes passam, por terem comportamentos, estilos, origens ou até mesmo algumas características físicas diferentes. Esse assunto deveria ser mais discutido entre professores e alunos nas escolas, contendo alguma atividade extra, sendo a criação de palestras, para se tratar do assunto, quanto alguma atividade que todos pudessem participar e o agressor poder perceber o quanto ele está prejudicando o colega, com isso todos veriam o verdadeiro significado da palavra, porque estariam a ver como é ser visto do outro lado. Com a tecnologia de hoje, crianças e adolescentes usam celulares e internet para ameaçar as vítimas, fazendo disso, não mas um meio de comunicação, mas sim de banalização contra aqueles que são aterrorizados . Muitas vítimas escondem o que passam , levando a depressão, tendo dificuldades no aprendizado, medo de ir para a escola e voltar sozinho e no futuro pode até se tornar um agressor.

    Colégio Estadual Elisiário Matta
    Aluna: Thaísa da Silva Conte Ramos - Turma 1002

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente, o BULLYING vem sendo cada vez mas praticado nos ambientes escolares e de convivio social. Muita gente não tem noção o quanto isso pode influenciar na vida emocional, psicológica e até mesmo profisional. As pessoas vem cada vez mas sendo criticadas e excluidas por seu estilo, aparência, crenças, cor entre outras coisas mais, esses atos insanos são chamados de Bullying que muitas das vezes vem acompanhado por piadinhas, brincadeiras de mal gosto e até agressões físicas. Muitos jovens e adolescentes com medo de ser reijeitado ou das ações que possam sofrer, vem escondendo oque acontece com eles, dos pais e dos professores que poderiam ajuda-lós muito, assim acabam sendo levados a depressão, tem dificuldades de aprendizado entre outros problemas que podem acorrer. O bullying e um assunto pouco abortado nas escolas, porém muito importante e que vem sendo mas discutido e ganhando espaço na sociedade pra todos aprenderem um pouco mais..
    Os agressores na maioria das vezes sofrem ou já sofreram o bullying até mesmo em casa, começam então passar oque “aprenderam” para os outros na rua e em seu ambiante de convivio(escolar, profissinal, social..).
    Esse é um assunto muito sério, e que todos devem aprender mais,e jamais pratico-ló e procurar ajudar as pessoas que sofrem com ele, e se vem sendo vítima procurar ajuda para no futuro nao sofrer grandes conseguências ou acabar se tornando um agressor.


    Colégio Estadual Elisiário Matta
    Aluna: Larissa Lamassa Nº:11
    Turma: 1002 Turno: manhã

    ResponderExcluir
  11. As escolas, os pais e todos deveriam saber e falar mais sobre o BULLYING. Isso e uma coisa que acontece em quase todos os lugares, principalmente nas escolas aonde e mais comum, que alguns podem levar na brincadeira e outros não.

    C.E. Elisiário Matta
    Aluno : Heitor morais - Turma : 1002

    ResponderExcluir
  12. O BULLING é sem noção!!! Não tem graça!!!

    Hoje em dia esse lance de bulling é quase unanimidade nas grandes escolas dos centros metropolitanos no Brasil, algumas crianças "rebeldes" agem de modo inconveniente diante de seus amigos, professores entre outros funcionários da escola desrespeitando normas, fazendo uso de palavras de baixo calão com frequëncia e as vezes até partindo para agressões físicas!
    Há casos até de alunos carregarem consigo para as escolas armas branca e de fogo, causando tragédias que nos fazem parar e pensar onde "esse mundo vai parar".
    Em outros casos de espancamentos com "amigos", cujo os sentidos na maioria das vezes são tolos, paqueras, inveja ou vingânça são uma delas...
    Realmente é um caso complicado que acontecem nos momentos mais insanos e nas melhores famílias e piores famílias.

    Colégio Estadual Elisário Matta

    Aluna: Luana Pereira de Sousa n: 14 - Turma: 1002

    ResponderExcluir
  13. Bom, eu acho q devemos pensar duas veses antes de expor alguem com comentarios criticos e agridindo um colega verbalmente, primeiro de tudo nós devemos nos por no lugar deles, não é justo criticar xingar rir da cara de um aluno só por que ele é mais quetinho, nois não sabemos mais isso é um tipo de pressão piscicologica muito grave que pode afetar a vida de um jovem, parando de frequentar lugares pela descriminação por isso pense bulliyng é sem nossa, faça sua parte ajude qem precisa e comunique q direção de sua escola.
    aluna:Symelia Raylleny n:31 T:1002

    ResponderExcluir
  14. O bullying não é uma coisa muito legal, pois quando uma pessoa é agredida de tal maneira, isso pode gerar reações. Tudo isso pode vira caso de policia, os professores devem ficar atento a qualquer ação de bullying esta ação é crime.

    Aluno:Waleson N:37
    Turma: 1002

    ResponderExcluir
  15. Bullying aparesse na internet jornais e revista.Que estas pessoas pratica Bullying não sabe das consequencias.Isso pode fazer com que as pessoas fazem uma com as outras.Bullying é agressão vebal nos humanos.As pessoas até pode fica rejeitado uma pela outras,que as mães pesam que as pessoas levam o bullying também que fazer o mal.



    Nome:celso teixeira
    turma:1002
    n:05

    ResponderExcluir